06/06/2019 às 17:00 Dicas

Como organizar um Batizado.

3506
4min de leitura

Você quer organizar um evento que todos se lembrem? Organizar o batizado do seu filho pode ser muito divertido, desde que você tenha claro os passos que vai tomar.

Hoje em dia, o batizado de um bebê tornou-se um evento que pode chegar à altura da celebração de um casamento. Na verdade, são praticamente os mesmos elementos em ambos os eventos. Mas não perca a perspectiva. Um batizado não é um casamento. É importante conhecer os limites entre um batizado perfeito e a celebração de uma festa cheia de excessos.

É altamente recomendável estabelecer um orçamento para o batizado. Ajustar as despesas irá ajudá-los a controlar no que você gasta o seu dinheiro e manter um registro de tudo que vocês estejam organizando

Mas afinal o que é o Batismo? 

O batismo é um sinal visível de uma graça invisível, pode e é recomendado pela Igreja, insere a pessoa na linda família cristã, perdoa o pecado original e devolve a santidade original, a qual, a partir daí, deve ser ajudada com os pais, padrinhos e pela comunidade de fé.

Agora algumas dicas para começarmos a organizar o batizado perfeito.

1. A escolha dos padrinhos

A primeira coisa a ser decidida é quem serão os padrinhos da criança. Os padrinhos precisam ser batizados na Igreja católica e, assim com os pais, devem fazer um curso preparatório para o batizado com o objetivo de orientá-los a respeito das sua responsabilidades para com a educação na fé da criança. O papel dos padrinhos é garantir o acompanhamento do crescimento da criança, além de ser responsável, aos olhos da instituição eclesiástica, de educar a criança nos valores da religião cristã no caso da ausência dos pais.

2. A igreja

A escolha do local (cidade e igreja) deverá ser feita com antecedência para que haja tempo para realizar os preparativos e para que os convidados consigam se programar para ir ao batizado.

É muito importante que você  escolha a igreja não só  pela beleza ou pela popularidade, mas pela história dela na sua família. O batizado é um momento muito importante na vida do bebê, por isso, você deve abençoá-lo na igreja onde você ou a sua família participa da comunidade.

3. Escolher o local da festa

Algumas pessoas preferem fazer algo mais simples como um almoço em casa, enquanto outros preferem alugar uma quinta ou um restaurante para realizar um pequeno evento. Mas lembre-se que o importante é celebrar! 

restaurante Abadia D`este é um lindo lugar para fazer uma festa de batizado mas iremos fazer um outro post brevemente indicando alguns locais para sua festa aqui pelo norte de Portugal, em Braga, Barcelos, Guimarães e Porto.

4. Os Convidados

Lembre-se que o protagonista é o bebê. As grandes concentrações de pessoas tentando pegá-lo no colo, tirando fotos, ou simplesmente estando em volta podem deixá-lo nervoso ou fazer com que ele fique angustiado. Selecione bem quantas pessoas você quer que os acompanhem neste dia. Eu, particularmente, acho batizado um evento íntimo em que são convidadas somente pessoas mais próximas da família (familiares e amigos mais íntimos).

5. O Convite

Clássicos ou mais requintados, com cores mais fortes ou chamativas você escolhe. Mas vale lembrar que o batizado é um momento que transmite paz, por isso normalmente as cores são mais suaves ou pasteis. Uma outra dica importante é pensar em um modelo que tenha a ver com o tema da decoração, aqui é interessante pensar em estampas e cores que sejam as mesmas usadas na festa.

6. Decoração

Dependendo do tipo de evento que você está planejando, é possível optar por uma decoração mais ou menos elaborada. De qualquer forma, na maioria das comemorações, há uma mesa principal com docinhos, bolo e enfeites. Para decorá-la, você pode abusar das flores, balões, enfeites de papel e elementos religiosos (como uma cruz, anjinhos, pombinha que simboliza o Espírito Santo, entre outros). Simplesmente dê asas a sua imaginação..

7. O Bolo

Simples ou cheio de detalhes, pequenos ou grandes, cenográficos ou bem reais, você escolhe. O bolo sempre é uma das “atrações” principais da decoração, particularmente eu acho bem difícil a escolha desse bolo, pensando que a ideia é que ele traduza toda a importância, pureza e sentimento desse dia tão especial. Você pode optar pelo clássico bolo inteiramente branco, ou ousar um pouco mais, partindo para algo colorido.

8. Lembranças

Existem várias opções de lembrancinhas, desde as mais econômicas até as mais sofisticadas. Compre (ou faça) as lembrancinhas, peça ajuda dos padrinhos nessa tarefa! Aproveite para criar algo personalizado. Lembre-se que os detalhes farão os convidados lembrarem o quão especial este dia foi. Existem várias opções ligadas ao tema religioso, como terços ou miniterços, vidrinhos de água-benta e livrinhos de oração. Mas nada impede que você ofereça lembrancinhas mais livres, como plantas, bem-casados ou caixinhas com brigadeiros ou trufas. A regra geral é entregar uma lembrancinha por família.

Este foi o primeiro de muitos posts que virão com mais dicas, modelos e várias indicações de locais para você organizar sua festa, seja um batizado, casamento ou um evento para sua empresa.  

Para nós, fotografar um batizado é uma honra e uma oportunidade de conhecer pessoas incríveis num dos dias mais importantes de suas vidas. Estamos disponíveis para fotografar o seu batizado em Braga, Barcelos, Guimarães, Porto e em qualquer lugar que nos chamarem. 

Sigam nossas páginas no Facebook e Instagram e fiquem sempre a par das novidades.

06 Jun 2019

Como organizar um Batizado.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

batizado Braga fotografar batizado braga fotografia batizado barcelos guimarães porto fotografo de batizado melhor fotografo braga

Logo do Whatsapp